Habilidades técnicas ou habilidades comportamentais?
Skillfulrh
6/25/20241 min ler
Estudos demonstram que os profissionais são contratados por suas capacidades técnicas, mas frequentemente demitidos devido à falta de habilidades comportamentais.
De acordo com a Associação Brasileira de Recursos Humanos, nove em cada dez profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental, conforme resposta de 1,4 mil executivos de RH. Hoje em dia, a qualificação técnica por si só não é mais suficiente para manter um profissional empregado. É essencial desenvolver habilidades comportamentais como inteligência emocional, trabalho em equipe, entre outras.
Outro estudo, realizado pela conceituada McKinsey, aponta que habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico, inovação e criatividade estão entre as mais escassas no mercado, assim como a capacidade de lidar com complexidade, ambiguidade e comunicação.
Deste modo, percebe-se que as competências técnicas podem abrir a porta para a entrada no mercado de trabalho, mas são as habilidades comportamentais que garantem sua permanência.